Moção de apoio ao Movimento Estudantil da UFU

 

Moção de apoio ao Movimento Estudantil da UFU

 

Frente aos constantes ataques empreendidos pela grande mídia e às nefastas ações autoritárias dos setores conservadores da Universidade Federal de Uberlândia, o CAHIS-UFU vem expressar publicamente solidariedade aos companheiros, dentre eles estudantes dos próprios cursos de graduação em História, que vem sendo criminalizados por acusações absurdas, tanto mais numa sociedade supostamente democrática.

 

Parece não mais ser segredo a aversão ao debate junto à comunidade por parte de determinados grupos reacionários hoje instalados em espaços que gerenciam a universidade. Prova disso são as contantes decisões tomadas às escuras, em reuniões fora do semestre letivo, como no caso da terceirização da mão-de-obra do Restaurante Universitário.

 

Por sua vez, as acusações contra o Movimento Estudantil, tais como a de “formação de quadrilha” e “cárcere privado” distorcem profundamente o caráter reivindicatório manifesto durante a ocupação da reitoria ocorrida no dia 12 de março de 2010. Aqueles que estiveram presentes, cerca de 300 manifestantes, podem confirmar que os pontos levantados pelos estudantes foram muito além da pauta da “proibição da venda e consumo de bebidas no interior dos campi”. As diversas falas desses estudantes revelaram tantos outros aspectos problemáticos na realidade da universidade atualmente, como a precariedade do campus avançado do Pontal e a truculência e ineficácia do sistema de segurança e vigilância.

 

Assim, na tentativa de expressar nosso posicionamento destacamos a partir desta moção que:

 

  • Acreditamos e valorizamos o debate democrático dentro da universidade em suas mais diversas esferas.

  • Repudiamos qualquer tentativa de criminalização a qualquer movimento social organizado, tanto mais quando isso for originário de bases falsas e/ou infundadas.

  • Apoiamos integralmente os companheiros que vem sendo acusados injustamente pelos setores retrógrados da mídia e da Universidade e pelos aparatos de repressão do Estado.

 

 

 

CAHIS-UFU 2010

Centro Acadêmico dos Cursos de Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia

Gestão: “O impossível é dever de tod@s!”.

 =============

Arquivo PDF

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário